sábado, 13 de junho de 2009

O Santo Padre

O Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis.
LUMEN GENTIUM, 23

Papa (do latim papa ou pappa, "papá" ou "papai", "tutor", derivado por sua vez do grego πάππας, páppas, forma afetuosa de "pai") é o título dado ao chefe supremo da Igreja Católica, Bispo de Roma, e também chefe do Estado do Vaticano e Patriarca da Igreja Latina ou Ocidental. O Papa é o Sucessor de São Pedro, considerado o Vigário de Cristo e perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja.[1] Quando referido como cargo eclesiástico, surge como Sumo Pontífice, a autoridade suprema. O atual Papa, Bento XVI, foi eleito em 19 de abril de 2005.

Os papas auxiliaram na propagação do cristianismo e a resolver diversas disputas doutrinárias. [2] O Papa é auxiliado pela Cúria Romana, no governo da Igreja Católica. A presença tradicional do Papa em Roma não obriga a que o Papa resida na cidade. Tal aconteceu quando, entre 1309 e 1378, a residência papal se estabeleceu em Avinhão (Avignon, sul de França).

A primeira menção conhecida do título de Papa data do século III, em uma epígrafe nas catacumbas de São Calisto em Roma, na qual um certo diácono Severo, tendo escavado um cubículo duplo para si e sua família, pois havia morrido sua filha de dez anos, diz ter sido autorizado por "papae sui Marcellini", isto é, o Papa Marcelino (296-304).

O Papa formalmente tem os títulos de Bispo de Roma, Vigário de Cristo, Sucessor do Príncipe dos Apóstolos, Supremo Pontífice, Primaz de Itália, Arcebispo e Metropolita da Província Romana, Soberano do Estado do Vaticano e Servo dos Servos de Deus. O Papa Bento XVI renunciou ao título de "Patriarca do Ocidente" da lista dos apelativos papais do anuário pontifício de 2006. O pronome de tratamento próprio do Papa é "Sua Santidade"

A eleição de um Papa é feita através de votação (secreta desde 1274) dos cardeais com menos de 80 anos e reunidos num conclave. Em teoria, qualquer homem batizado pode ser eleito para Papa, embora nos últimos 800 anos somente tenham sido eleitos Cardeais. O cargo é vitalício e, até agora, apenas o Papa Celestino V dele resignou, retornando à vida monástica.

Passagens bíblicas que fundamentam o Papado

Mt 16, 18-19: "E eu te declaro: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra, será desligado nos céus". Essa é a passagem mais fundamental para o papado, pois Jesus Cristo concede claramente o Primado ao Apóstolo Pedro, depois Bispo de Roma, e seus sucessores, como edificador e líder terreno de toda a Igreja.[3][4]

Isaías 22: 20-23. "Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias. Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para casa de Judá. Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar ninguém abrirá; fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai." (Mostra um paralelo com Mt 16, 17-20)

João 21:15-17: "Tendo eles comido, Jesus perguntou à Simão Pedro: "Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?" Respondeu ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." Disse-lhe Jesus: "Apascenta os meus cordeiros". (Apascentar significa doutrinar.)

Origem alternativas do nome Papa

Diz-se ainda que a palavra Papa possa ter se originado de uma das duas teorias abaixo[5]:

* Um acrônimo em latim, onde cada letra corresponderia a uma palavra :

Petri Apostoli Potestantem Accipiens ("o que recebe o poder do apóstolo Pedro");

* a união das primeiras sílabas destas palavras latinas:

Pater ("Pai")
Pastor ("Pastor").

Insígnias e símbolos

* Triregnum, também chamada de "tiara" ou "tríplice coroa", representa as três funções do papa como "supremo pastor", "supremo professor" e "supremo sacerdote". Os recentes papas têm, no entanto, utilizado menos o triregnum, embora continue sendo um símbolo do papado.
* Bastão papal: é um bastão com uma cruz usada pelo papa todas as vezes que suas funções litúrgicas exigem.
* Palium ou Toalha de altar, uma faixa circular de tecido usado ao redor do pescoço na casula. Faz um jugo sobre o pescoço, peito e ombros e tem dois pingentes pendurados para baixo, na frente e atrás, e é ornamentado com seis cruzes.
* Brasão do Papado, uma chave de prata e uma chave de ouro que simbolizam as chaves do céu entregas à São Pedro, primeiro Papa, a chave de prata simboliza o poder de ligar à Terra ao Céu, a chave de ouro simboliza o poder de ligar o Céu à Terra, as chaves estão com um cordão vermelho, e acima deles uma triregnum. Cada papa tem o seu próprio Brasão, que embora sejam únicos, todos sempre têm duas chaves atravessando uma à outra, formando um "X" e por trás um escudo.
* Anel do Pescador, um anel de ouro decorado com uma imagem de São Pedro em um barco com sua rede, com o nome do Papa em torno dele.
* Umbraculum (mais conhecido como ombrellino) um guarda-chuva vermelho alternando listras de ouro, que costumava ser colocado acima do papa em procissões.
* Sedia gestatoria, uma cadeira móvel transportada por doze homens (palafrenieri) com uniformes vermelhos, acompanhado por dois assistentes com a flabella (ventiladores feitos de penas brancas de avestruz) e, por vezes, um grande guarda-sol, conduzido por oito atendentes. A utilização do flabella foi abolida pelo Papa João Paulo I. A utilização do sedia gestatoria foi abolida pelo Papa João Paulo II, sendo substituída pelo Papamóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Lista de Livros

  • "A Arte da Guerra"
  • "A Imitação de Cristo"
  • "Confissões" - Santo Agostinho
  • "Cura Interior"
  • "Curar um amor ferido"
  • "História de uma alma" - Santa Teresinha
  • "Maria, Mulher de todos os tempos"
  • "O Pequeno Principe"
  • "O Seminarista"
  • "O Valor da Solidão"
  • "Sêneca - A vida feliz"
  • Como a religiao se organiza - tipos e processos
  • Como se elege um Papa - historia dos conclaves
  • Corporeidade e Teologia
  • Futuro da religião na sociedade global
  • Pluralismo Religioso - As religiões no mundo atual